Procuradora Regional do Trabalho, Coordenadora Nacional da Coordigualdade – Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho/MPT
Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região – 17ª Turma e Seção de Dissídios Individuais 8, – Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, – Integrante do Órgão Especial, Vice-Ouvidor do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região
Advogada, – MBA / FGV (Economia e Gestão em Relações Governamentais), ficou paraplégica aos 19 anos, em decorrência de um acidente de automóvel, mãe de 3 filhos, 30 anos no Poder Legislativo, como Vereadora de Campinas e 7 Mandatos consecutivos como Deputada Estadual/SP. Atual Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Advogado responsável pela área de Inclusion Compliance do escritório Aversa Araújo Advogados. Instrutor do IN Movimento Inclusivo. Consultor e palestrante da Goodbros Empatia e Comunicação Inclusiva. Membro da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/SP. Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP. Professor na Faculdade de Direito da FMU.
Mediador
Médico, auditor fiscal do trabalho, coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da SRTb/SP e da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Formada em Administração de Empresas. Estou diretora de assuntos da Pessoa com deficiência no Sindicato dos Bancários de Piracicaba, conselheira do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Piracicaba, presidente do Conselho Estadual de Assuntos para Pessoa com Deficiência de São Paulo. Atuando no Coletivo de trabalhadores e trabalhadoras da CUT
Auditora Fiscal do Trabalho e Coordenadora Nacional do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS no Mercado de Trabalho- Subsecretaria de Inspeção do Trabalho.
Senadora pelo Estado de São Paulo, presidente da Subcomissão Especial de Doenças Raras e presidente da Subcomissão Temporária sobre a Qualidade dos Gastos Públicos e Combate à Corrupção. Quando deputada Federal foi a relatora de Plenário e autora do texto final da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), foi presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. vereadora por dois mandatos e a primeira Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência da cidade de São Paulo. Foi eleita em 12 de junho de 2018 para integrar o Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização Nações Unidas – ONU para o mandato 2019-2022, sendo a primeira vez que o Brasil tem um representante neste Comitê. Fundou em 1997 o Instituto Mara Gabrilli, uma OSCIP que desenvolve há 24 anos programas de defesa de direitos das pessoas com deficiência, promove o Desenho Universal e fomenta projetos esportivos, culturais e pesquisas científicas.
Ricardo Patah é presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo. Atualmente, Patah também é o presidente da central União Geral dos Trabalhadores (UGT).
Graduado em Direito pela Universidade São Judas Tadeu e em Administração pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.
Vencedora do Prêmio da FIFA – FIFA FAN AWARDS 2019, considerada a maior torcedora do mundo pela narração dos jogos de futebol para seu filho Nickollas, que é cego e autista, foi Presidente da CPA – Comissão Permanente de Acessibilidade da cidade de São Paulo, Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência de Santo André, Secretária Municipal de Assistência Social de Mauá, e, atualmente, é Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo. Ativista da causa da pessoa com deficiência, contribuiu na elaboração do Projeto de Lei que criou a LBI – Lei Brasileira de Inclusão.
Oficial Técnica em Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho para América Latina e Caribe, advogada, mestre e doutora em Direito pela UnB. Autora de diversos artigos e do livro “História de um silêncio eloquente: construção do estereótipo feminino e criminalização das mulheres no Brasil
Dra. Valdirene Assis, Procuradora do Trabalho, Mestre em Ciências Jurídico-politicas pela Universidade de Lisboa, pos-graduada em Human Rights pela Universidade de Coimbra, Coordenadora da Coordigualdade do MPTSP, Coordenadora do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros do MPT, Docente da Escola Superior do Ministério Público da União-ESMPU. Integrante da delegação brasileira, na qualidade de perita técnica nas Convenções Internacionais do Trabalho nos anos de 2018 e 2019, em Genebra/Suíça, participando do processo de elaboração e aprovação da Convenção pela Eliminação da Violência e Assédio no Mundo do Trabalho /OIT.
Analista do Seguro Social desde 2004. Trabalha na Reabilitação Profissional do INSS desde 2006. Psicóloga de formação com Especialização em Orientação Profissional. Hoje Chefe de Serviço Social e da Reabilitação Profissional. Ocupa a chefia do Serviço Social e da Reabilitação Profissional na Superintendência Regional do INSS no Estado de São Paulo.
Engenheiro Metalúrgico, formado na PUC-RJ, em 1976. Sempre esteve presente na indústria do aço, iniciando sua trajetória na ArcelorMittal Tubarão em 1983. Começou como Gerente de Exportação, cargo que ocupou até 1987, tendo sido o responsável por criar e instituir, no Brasil, o comércio de placas para exportação. Passou por outras áreas, até chegar a Diretor Comercial em 1992 e depois Presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO da ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, em 2009, cargo que ocupa até hoje.
É membro do Management Committee da ArcelorMittal. Participa ativamente de entidades do setor, em especial nos conselhos da Associação Latino Americana do Aço, da qual foi presidente em 2013. Foi também presidente do Conselho Diretor Instituto Aço Brasil entre 2014 e 2016.
Dimitrius Oliveira acumula mais de 20 anos de experiência, nos quais atuou em setores como tecnologia e serviços, liderando áreas de pós-vendas, vendas e operações em empresas multinacionais como Atento, Avaya, Ericsson, Nokia, Siemens, Genesys e Contax. Retornou à Atento em junho de 2018, desta vez, como presidente, para expandir a posição de liderança da empresa no país. O executivo é formado em engenharia, com especialização em desenvolvimento e liderança de organizações com foco no cliente, pela na Harvard Business School; MBA em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing; e especialização em Liderança pela Business School São Paulo.
Mediador
Vice-presidente do Instituto EY, Gerente Sênior da Consultoria de D&I da EY I para América Latina, e, sponsor da frente PcD. – EY Able. , psicólogo de formação, é comunicador e palestrante, MBA em Recursos Humanos pela FGV/SP, membro do grupo diretor da REIS – Rede Empresarial de Inclusão Social que possui a chancela da OIT – Organização Internacional do Trabalho/ONU, do qual a EY faz parte. Professor da FGV – Fundação Getúlio Vargas.
Mestre em Administração de Empresas pelo COPPEAD, Engenheiro de Produção pela UFRJ, e com cursos de extensão no Instituto de Empresa de Madri e no IESE de Barcelona, Fabio Avellar lidera a Vice-Presidência de Experiência do Cliente da Vivo, empresa onde atua há 18 anos.
Ao longo deste período, Fabio comandou a transformação da área Comercial da companhia, que a levou à sólida liderança que ocupa até hoje. Desde 2018, já a frente da VP de Experiência do Cliente, Fabio vem liderando diversas iniciativas de digitalização do atendimento, eficiência de processos, além do programa de transformação das jornadas de clientes da Vivo, com enorme êxito até aqui.
Fábio Maceira é CEO da JLL no Brasil desde 2007. É responsável pelo planejamento estratégico da empresa, supervisão das áreas de negócio, gerenciamento das operações do país e cerca de 1.000 funcionários distribuídos em diversos estados brasileiros. Ingressou na JLL em 1998, em Nova Iorque, na área de Consultoria e Avaliações. Antes de ser nomeado CEO, liderou o time de Transações no Brasil.
Fábio Maceira é arquiteto e graduou-se mestre em Incorporações Imobiliárias em 1998 pela Columbia University, em Nova Iorque
CEO de TozziniFreire e responsável pelas áreas de Contencioso e de Arbitragem, Fernando possui vasta experiência em contencioso e arbitragem internacional envolvendo assuntos imobiliários, contratos financeiros complexos e uma ampla gama de questões de direito administrativo. É membro do Comitê Executivo do escritório e também do Comitê TFInclusão, grupo de sócios responsável pelas decisões estratégicas do programa que consolida as iniciativas sociais de TozziniFreire. Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, Fernando é mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo) e Cursou a Academy of American and International Law, organizada pelo The Center for American and International Law, EUA.
Luiz Sérgio Vieira assumiu, em Agosto de 2016, o cargo de CEO da EY Brasil. Luiz, que acumula 24 anos de experiência na EY, ocupava a vice-presidência da área de Mercados da EY e liderança de Contas na América do Sul até assumir a presidência da firma no Brasil. Locado no escritório de São Paulo, o executivo registra a maior parte de sua experiência na empresa junto à área de consultoria tributária internacional – incluindo período de 30 meses no Latin American Business Center da EY LLP de Nova Iorque.
Conta com vasta experiência na prestação de serviços de consultoria internacional para empresas nacionais e multinacionais em diversos setores sobre diversas questões legais e tributárias no Brasil, incluindo o planejamento e a conformidade tributária, fusões e aquisições, reestruturação de empresas e lei empresarial.
No Brasil, a EY é a mais completa firma de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria, com mais de 4.900 profissionais que apoiam e prestam serviços a mais de 3.400 clientes de pequeno, médio e grande porte.
Luiz tem graduação em Direito e Contabilidade e é integrante da Ordem dos Advogados do Brasil e do Conselho Regional de Contabilidade.
Olaf Hektoen assumiu, em 1º de junho de 2020, a presidência da Yara Brasil. Ele chegou ao país em 2019 para liderar a transformação da companhia, após a grande expansão da marca com aquisições da Bunge Fertilizantes, Galvani e Vale Cubatão. O executivo está na Yara há mais de 20 anos, ocupando cargos de liderança em diferentes países, como Costa Rica, Venezuela, França, Espanha, Colômbia, Brasil e Noruega. Em sua trajetória, passou por posições de diretor Financeiro da Yara África (2004-2009), diretor da Yara Iberian (2009-2013) e SVP (Senior Vice President) da América Latina na Yara International (2013-2019), quando liderou o processo de aquisição de uma importante empresa do setor na região, resultando em maior presença da marca no mercado latino-americano.
Caroline Melloni Moraes do Nascimento Cliber é advogada do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo – SINICESP e coordenadora do Grupo de Trabalho Sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência – GT de Inclusão. Graduada em Direito pela Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pelo Damásio Educacional e em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica – PUC.
Atualmente coordena o Espaço da Cidadania, que é uma rede social voltada para a inclusão social e inserção das pessoas com deficiência no trabalho, estimulando e promovendo o debate em defesa do direito ao trabalho decente para todos. O Espaço da Cidadania é apoiado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e vários parceiros pela inclusão.
Mediador
Cid Torquato, CEO do ICOM Libras, é advogado, formado pela Faculdade de Direito da USP. Foi executivo da Lowe & Partners e da StarMedia, assessor em Governo Eletrônico do Ministério do Planejamento, no Governo FHC, fundador da Camara-e.net, Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, conselheiro do CONADE – Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência e Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Escreveu o livro “Empreendedorismo sem Fronteiras – Um Excelente Caminho para Pessoas com Deficiência”, após ficar tetraplégico em 2007, e recebeu o Prêmio Estado de São Paulo para as Artes 2019, pela criação do Festival Sem Barreiras.
Pedagoga pós graduada em Gestão de Pessoas, com experiência de 25 anos de trabalho em entidades sindicais, na área da qualificação profissional e defesa de temas relacionados ao Trabalho Decente. Assessora da Presidência na Fecomerciários – Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo e Coordenadora do Departamento de Educação e Responsabilidade Social, onde atua em prol da inclusão da diversidade, em especial, da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal.
Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (2007) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1989). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Recursos Humanos. Mais de vinte anos de experiência profissional na área de Recursos Humanos e Responsabilidade Social. Coordenadora do Programa Coexistir do Sincovaga.
Alexandre Padilha é médico, professor universitário e deputado federal (PT-SP). Foi Ministro da Coordenação Política de Lula e da Saúde de Dilma e Secretário de Saúde na gestão Fernando Haddad na cidade de SP.
Aline Morais é sócia-diretora da Santa Causa Boas Ideias e Projetos, consultora especialista em inclusão e diversidade. Atuou por 12 anos no Governo com projetos de políticas públicas sobre o tema, tendo acompanhando ativamente o processo de elaboração e relatoria da Lei Brasileira de Inclusão, entre outras. Pesquisadora da FAPESP, professora convidada de graduação e pós-graduação na Faculdade de Medicina Albert Einstein. Responsável pela elaboração e edição de diversas publicações sobre o tema diversidade e inclusão.
Flávio Gonzalez: psicólogo, professor, palestrante, mestre em aconselhamento, Executivo de Negócios Sociais do Instituto Jô Clemente. Atua há 24 anos na inclusão profissional de pessoas com deficiência, tendo assessorado grandes organizações públicas e privadas. É autor de vários livros, entre os quais “Emprego Apoiado: Uma Leitura Psicanalítica” e “Coaching Prático: Fundamentos, Características e Método”, ambos pela AGBook.
É representante do MPT no Fórum Goiano de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e dos Reabilitados pelo INSS – FIMTPODER. Ativista dos Direitos das Pessoas com Deficiência
Mediador
Formada em Gestão de Recursos Humanos e pós graduada em Gestão Pública, possui mais de 17 anos de experiência no setor público, desenvolvendo projetos em empresas públicas e privadas, com foco na diversidade, acessibilidade e inclusão, social e profissional de pessoas com deficiência.
Auditor-Fiscal do Trabalho atuando na fiscalização das cotas e combate à discriminação no trabalho. Engenheiro de Materiais, pós graduado em gestão da saúde e segurança do trabalhador e em acessibilidade e direitos humanos. Conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre.
Com experiência de 30 anos no mercado de visualização de dados e design de informação editorial, atuou em diversas publicações da Editora Abril. Foi sócio do escritório Ocabrasil Design. É facilitador de Design Thinking em diversas empresas. Há 17 anos leciona em diversos cursos livres e faculdades. Atualmente ministra conteúdos de projetos e inovação em design no IED-SP. Desenvolveu junto com a IDEO, o projeto Design Thinking para Educadores (Design Thinking for Educators) no Brasil.
Mediadora
Diretora executiva do Instituto Modo Parités, empreendimento social que prepara empresas para inclusão; secretária executiva da Rede Empresarial de Inclusão Social, movimento reconhecido pela OIT por sua atuação na profissionalização da gestão da inclusão de pessoas com deficiência no trabalho; membro da secretaria administrativa da Câmara Paulista para Inclusão, conselheira do Conselho de Gestão da Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência; integrante da Rede de Consultores UniEthos e do comitê de organização do Guia Exame de Diversidade.
Izabel de Loureiro Maior é médica fisiatra e professora assistente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, aposentada; mestre em Medicina Física e Reabilitação; e especialista em Bioética. É conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Rio de Janeiro – COMDEF-Rio e integrante do Fórum UFRJ Acessível e Inclusiva. Atua como conferencista, consultora e articulista.
Médico, auditor fiscal do trabalho, coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da SRTb/SP e da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Graduação em Direito pela UFAL (2007), mestrado em Direito pela UFAL (2009), com intercâmbio na Universidade de Coimbra-Portugal, doutorado em Direito pela UFPE (2015). É Procuradora do Trabalho desde 2012, lotada atualmente na PTM de São Bernardo do Campo-SP. Foi Vice-Coordenadora Nacional da Coordigualdade do MPT entre 2016 a 2018 e atua em diversos temas ligados à inclusão e igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Atualmente está participando de intercâmbio internacional na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, como pessoal associada da Relatoria Especial de Direitos Econômicos, Sociais, Ambientais e Culturais.
Designer e arquiteta formada pela FAU-USP, pós-graduada em Design e Comunicação/ SENAC e Design e Humanidades/USP. Foi diretora de arte na Editora Abril por 10 anos e desde 2005 abriu o estúdio Casa do Cachorro, onde desenvolve projetos diversos como festival de cinema, livros e revistas. No tema da inclusão da pessoa com deficiência, alguns dos projetos desenvolvidos: Revista Sentidos, Guia e Serviços de Acessibilidade, Guia Brasil para Todos, Dicionário Saúde em Libras e Construindo a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Trabalho.
Tuca Munhoz, ativista pelos direitos humanos das pessoas com deficiência. Consultor especiallizado em acessibilidade.