Participantes

31º Aniversário da Lei de Cotas

José Carlos do Carmo (Kal)

Médico, auditor fiscal do trabalho, coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da SRTb/SP e da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Álvaro Alves Nôga

Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região – 17ª Turma e Seção de Dissídios Individuais 8, – Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, – Integrante do Órgão Especial,  Vice-Ouvidor do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Silvia Grecco

Vencedora do Prêmio da FIFA – FIFA FAN AWARDS 2019, considerada a maior torcedora do mundo pela narração dos jogos de futebol para seu filho Nickollas, que é cego e autista, foi Presidente da CPA – Comissão Permanente de Acessibilidade da cidade de São Paulo, Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência de Santo André, Secretária Municipal de Assistência Social de Mauá, e, atualmente, é Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo. Ativista da causa da pessoa com deficiência, contribuiu na elaboração do Projeto de Lei que criou a LBI – Lei Brasileira de Inclusão.

Letícia Peres Farias

Formada  em  Administração de Empresas. Estou diretora de assuntos da Pessoa com deficiência no Sindicato dos Bancários de Piracicaba, conselheira do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Piracicaba, presidente do Conselho Estadual de Assuntos para Pessoa com Deficiência de São Paulo. Atuando no Coletivo de trabalhadores e trabalhadoras da CUT

Yone Antonioli Guimarães

Analista do Seguro Social desde 2004. Trabalha na Reabilitação Profissional do INSS desde 2006. Psicóloga de formação com Especialização em Orientação Profissional. Hoje Chefe de Serviço Social e da Reabilitação Profissional.  Ocupa a chefia do Serviço Social e da Reabilitação Profissional na Superintendência Regional do INSS no Estado de São Paulo.

Marly dos Santos

Marly dos Santos, sou mulher com deficiência e militante da causa da pessoa com deficiência
e estou Presidenta do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo e estou
coordenadora estadual do Coletivo de Trabalhadoras e Trabalhadores da CUT, estou diretora da Associação dos Funcionários do Santander – AFUBESP, estou diretora do Sindicato Nacional dos Aposentados – SINTAP

Aline Messias

Aline Messias atua profissionalmente como analista de Diversidade e Inclusão e Líder do Pilar do Eficiente (Pessoa com deficiência) na Natura, que é uma das empresas fundadoras e membro do grupo diretor da REIS – Rede Empresarial de Inclusão Social, movimento que reúne mais de 100 empresas. Aline trabalha na área do Movimento Natura frente Diversidade e Impacto Social, é pós-graduada em Comunicação e Mídias Digitais pela ESPM, graduada em Administração de empresas na FMU. É também uma mulher com deficiência, casada, palestrante sobre diversidade e inclusão, ativista na luta de pessoas com deficiência.

Aracélia Costa

Graduada em Serviço Social pela PUC-SP, MBA em Gestão Econômica e estratégica de Negócio pela FGV- SP, Especialista em Gestão Governamental, integrante do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes da FDC-Fundação Dom Cabral, tendo também qualificação em
Governança Corporativa pelo IBGC.

Vinte e dois (22) anos de experiência na gestão de Organizações Sociais Sem Fins Lucrativos, acumulando sólida experiência na Coordenação de Comissões Temáticas de Políticas Públicas e Conselhos de Representação em âmbito Municipal, Estadual e Nacional. Integrou o Comitê de Assessoramento da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência do MS-Ministério da Saúde. Executiva de Organização da Sociedade Civil voltada à temática da deficiência intelectual e advocacy por 16 anos. Foi Conselheira voluntária do Instituto Doar, eleita
Conselheira Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente por 2 mandatos.

Melícia Alves de Carvalho Mesel

Melícia Alves de Carvalho Mesel é Procuradora do Ministério Público do Trabalho; Vice-Coordenadora Nacional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade
de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho-Coordigualdade/MPT.

Renato José

Renato José é graduado em história e pós graduado em história, sociedade e cultura pela PUC de São Paulo, pós graduando em educação inclusiva com especialização em deficiência visual pela Faculdade Católica Dom Bosco. Formado em violão erudito pela escola de música do Estado de São Paulo. Assessor de desenvolvimento profissional do setor de empregabilidade da Fundação Dorina Nowill Para Cegos.

Paulo Oliveira

Paulo de Oliveira, natural de Osvaldo Cruz/SP, nascido em 24 de agosto de 1973,
casado, pai de 3 filhos, residente em Presidente Prudente Estado de São Paulo,
Advogado, filiado ao Partido dos Trabalhadores desde de 1996. Na década de 80
participou ativamente dos movimentos estudantis, despertando uma consciência de
luta em busca do bem comum. Atualmente é Presidente do SEAAC de Presidente
Prudente e Região, Vice-Presidente Nacional da CSB, a Central dos Sindicatos
Brasileiros, Diretor do Conselho Intersindical de Pres. Prudente e Região, Entidade que
mantém 21 Sindicatos filiados e Diretor da ASEAAC, associação que congrega SEAACs
do Estado de São Paulo. Tem se dedicado com afinco a promover a evolução das
categorias representadas, lutando por conquistas econômicas e sociais para os
trabalhadores que representa. Acredita que somente com persistência e objetividade
é que se conseguira atingir a difícil missão sindical de defender os interesses
individuais e coletivos dos trabalhadores que representa.

Henry Xavier

Henry Xavier é deficiente visual e jornalista. Trabalha atualmente na Unilehu, na área de Relações Institucionais. Já atuou em vários veículos de comunicação de Curitiba. Como Rádio Banda B, 98 FM, e Rádio Cidade, onde fez e faz programas esportivos.

Henry foi candidato a Câmara de Vereadores de Curitiba na última eleição. Sempre atuou pela inclusão e direito a acessibilidade de toda a população, principalmente da pessoa com deficiência.

Dudu do Cavaco

Ele iniciou a carreira musical e aprendeu a tocar pandeiro muito cedo, aos 12 anos veio o cavaquinho, seu instrumento preferido atualmente. Hoje faz parte do grupo de samba Trem das Onze e tem sua própria banda: Dudu do Cavaco e Banda. Ele toca 7 instrumentos e é o primeiro músico com Down do Brasil a gravar um DVD e um CD. Constantemente é convidado para abrir solenidades, fazer participações especiais em programas de TV, como o TV Xuxa, Encontro com Fátima Bernardes e Caldeirão do Huck, além disso, já realizou mais de 400 palestras e 300 shows, inclusive abriu um show do Jota Quest no Novo Mineirão.

Baixe aqui a biografia.

Billy Saga

Com uma trajetória de duas décadas de dedicação ao rap e ao ativismo social, o músico cadeirante Billy Saga é considerado, atualmente, um dos mais autênticos e combativos rappers a abordar, nas entrelinhas de suas músicas com temas diversos, o direito das pessoas com deficiência. As letras de Billy trazem à tona o tema da resistência, com a reflexão sobre o combate à exclusão social, historicamente ressaltada pelo racismo, preconceito e violência destes grupos subalternizados.

Baixe aqui a biografia.