Participantes

33º Aniversário da Lei de Cotas

24 de julho (quarta-feira)

Mestre de Cerimônia:

Marinalva Cruz

Analista de Diversidade e Inclusão na Coca-Cola FEMSA Brasil e Diretora de Relações Governamentais e Empregabilidade na Associação Turma do Jiló.

Foi Secretária Adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo e Coordenadora de Projetos Sociais, responsável pelo Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF), vinculado à Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT).

É coautora dos livros “Diversidade e Inclusão e suas dimensões” e “Olá Corajosas! 99 cartas de mulheres empreendedoras”, membro da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal, líder do Comitê Inclusão do Grupo Mulheres do Brasil e Conselheira da Specialisterne Brasil.

José Carlos do Carmo (Kal)

José Carlos do Carmo (Kal), médico graduado pela Faculdade de Medicina da USP, especialista em Saúde Púlblica e Medicina do Trabalho, mestre pela Faculdade de Saúde Pública da USP, auditor fiscal do trabalho, coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo, coordenador da Câmara Paulista para a Inclusão da Pessoa com Deficiência, autor de livros e artigos sobre Saúde do Trabalhador e sobre a inclusão das pessoas com deficiência.

Ruth Pinto Marques da Silva

Foi Professora Adjunto I na União de Ensino Superior (UNESPA), atual Universidade da Amazônia (UNAMA), de setembro de 1991 a março de 1992, lecionando a cadeira de Organização de Arquivos no Curso de Processamento de Dados. Possui Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Pará, concluído entre 1992 e 1996, e Graduação em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, também pela Universidade Federal do Pará, concluída entre 1983 e 1987. Realizou uma especialização incompleta em Direito Processual “Lato Sensu” pela Universidade da Amazônia (UNAMA) de maio de 2003 a junho de 2004, faltando apenas a defesa de tese. Além disso, cursou um Mestrado incompleto em Eletrônica Digital e Computadores no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) de agosto de 1988 a dezembro de 1990, também sem defesa de tese. Concluiu um curso completo de inglês pelo Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU).

.

Anna Paula Feminella

Anna Paula Feminella é Especialista em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP (2012) e em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Atuou na coordenação do
Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência na Presidência da República
no período de julho de 2014 a julho de 2016 e Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência da Escola Nacional de Administração Pública – Enap.

É servidora efetiva da Escola Nacional de Administração Pública desde 2010.

Desde janeiro de 2023 é Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Marco Pellegrini

Especialista em tecnologia assistiva, consultor, ativista e articulador de políticas de inclusão social, foi Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Ministério de Direitos Humanos de 2016 a 2018 e Secretário Estadual Adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência em São Paulo de 2008 a 2015. Atualmente, é Diretor da AME (www.ame-sp.org.br) e Coordenador de Mobilidade e Transporte na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de SP. Seu reconhecimento inclui prêmios e homenagens notáveis, como o “Prêmio Nacional de Direitos Humanos” em 2018 pelos Setenta Anos da Declaração dos Direitos Humanos, o “Troféu Raça Negra” em 2017 reconhecido pela Afrobrás, o “Prêmio Luiz Gama” em 2014 pelo Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, e o reconhecimento em 2012 pela liderança na comunidade e trabalho contra a discriminação étnica pela Câmara Municipal de São Paulo no Dia da Consciência Negra.

Silvia Grecco​

Vencedora do Prêmio da FIFA – FIFA FAN AWARDS 2019, considerada a maior torcedora do mundo pela narração dos jogos de futebol para seu filho Nickollas, que é cego e autista, foi Presidente da CPA – Comissão Permanente de Acessibilidade da cidade de São Paulo, Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência de Santo André, Secretária Municipal de Assistência Social de Mauá, e, atualmente, é Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo. Ativista da causa da pessoa com deficiência, contribuiu na elaboração do Projeto de Lei que criou a LBI – Lei Brasileira de Inclusão.

Simone Malandrino

Simone Malandrino é arquiteta e urbanista, formada pela Universidade Mackenzie em 1992, com vasta experiência em gestão de políticas públicas. Na Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, integrou a equipe de elaboração dos “Diagnósticos Regionais”. Na Secretaria do Verde e Meio Ambiente do município de São Paulo, foi diretora do Departamento de Parques e Áreas Verdes (Depave), onde implantou o planetário do Parque do Carmo e a fonte do lago do Parque do Ibirapuera. Como Coordenadora de Projetos e Obras na Subprefeitura da Mooca, implantou o primeiro consultório dentário do Programa Brasil Sorridente e, na Subprefeitura de Pinheiros, liderou a implementação de jardins de chuva. Na Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, atuou como Coordenadora de Desenvolvimento Social, sendo responsável pelo Programa Alimento Solidário durante a pandemia. Atualmente, é responsável pela Coordenadoria do Trabalho na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, coordenando o Programa Operação Trabalho (POT), Programa Bolsa Trabalho e os 32 postos do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATE).

 
 

Marcus Alves de Mello

Marcus Alves de Mello, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo SP. Desde 29-março-2023. Auditor Fiscal do Trabalho desde 2005, graduado em Engenharia Mecânica (1993) UNICAMP, pós-graduado em Administração de Empresas – Lato Sensu (1996) FAAP e, pós-graduado Engenharia de Segurança do Trabalho (2016), UNINOVE. Iniciou sua carreira como Agente Fiscal de Tributos Mobiliários de 10/1998 a 01/2005 na Prefeitura Municipal de Santo André SP e como Auditor Fiscal do Trabalho atuando em Realizações de Inspeções do Trabalho nas Áreas de Legislação e Segurança e Saúde no Trabalho, Auditor Fiscal Mediador, conduzindo Mesas de entendimento entre Sindicatos e Empresas (09 anos), Chefe do Setor de Inspeção do Trabalho Substituto da Gerência em São Bernardo do Campo, Gerente Regional Substituto do Trabalho em São Bernardo do Campo, Chefe do Setor Inspeção do Trabalho em São Bernardo do Campo.

Vanderley Barbosa dos Santos

Vanderlei Barbosa dos Santos, Superintendente Regional Sudeste I, do INSS em São Paulo, desde 08 de junho de 2022.

Bacharel em Sistemas de Informação e Graduando em Direito, ingressou no INSS em 09/01/2006 como Técnico do Seguro Social, na Agência da Previdência Social de Diadema – ABC Paulista.

De 2009 a 2010 foi chefe de serviço e 2010 a 2017 Gerente da mesma Agência. 2017 a 2022 Gerente Executivo em São Bernardo do Campo e de abril a junho de 2022 como Coordenador de Orçamento, Finanças e Logística da Superintendência Regional Sudeste I, sendo nomeado em 08 de junho de 2022 como Superintendente, posição que ocupa até o momento.

Tomás Levy

Thomás Levy é um homem autista LGBT e atua como chefe de comunicação no Gabinete da Inclusão, da Deputada Andréa Werner. É formado em Jornalismo e Pós Graduado em Semiótica e Estudos Culturais. Antes de trabalhar com a deputada, atuou por mais de 15 anos como líder de comunicação para empresas multinacionais em iniciativas diversas, bem como campanhas e ações de ESG. Liderou, no Brasil, a comunicação de eventos internacionais de educação como o WISE, organizado pela Fundação Qatar, e o simpósio “The Future of Work”, do MIT-Sloan.

Letícia Peres Farias

Formada em Administração de Empresas, é bancária e diretora do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região. Atua como diretora suplente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP).

Atualmente, é Presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CEAPCD-SP) e coordenadora da região sudeste no Fórum Brasileiro dos Conselhos Estaduais do Direito da Pessoa com Deficiência (FORBRACE). Coordena o coletivo de trabalhadores e trabalhadoras com deficiência da CUT SP e é conselheira do Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência do Município de Piracicaba. Além disso, é diretora do Instituto Intersindical de Piracicaba.

Severina Eudoxia

Atuou como chefe escoteira no Grupo Escoteiro TXUKAHAMAE, Tropa Feminina, de 1994 a 2009. Desde 1996, é voluntária e coordenadora do Grupo de Amor-Exigente GAVDES, onde trabalha na prevenção, orientação e recuperação de dependentes de álcool e drogas, incluindo crianças, adolescentes, jovens e adultos. Realizou o curso de Aspectos Básicos do Tratamento das Dependências Químicas pela Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) e pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Hospital das Clínicas (GREA), além do Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação da USP (2002). Atuou no Programa Recomeço CRATOD na Cracolândia, abordando usuários e encaminhando-os para tratamento entre 2013 e 2014.

Foi coordenadora do CARITAS na Paróquia Santo Antonio do Limão até 2015. Desde 2011, é voluntária em palestras no Fórum Santana de Justiça Terapêutica para jovens usuários de drogas e na FEBEM, focando na prevenção e tratamento do uso abusivo de drogas em crianças e adolescentes. Realizou estágio supervisionado na Penitenciária Feminina de Sant’Ana, atuando no programa Mães em Cárceres em parceria com a Defensoria Pública, buscando a intervenção de vínculo familiar para crianças abrigadas das detentas, de fevereiro de 2014 a 2015.

Cátia Aparecida Laurindo

Cátia Aparecida Laurindo, paulista de 55 anos, conhecida como Nega Show, é mãe, avó, trabalhadora e sindicalista. Ativista na luta pelas minorias, Cátia está na Secretária Estadual e Nacional de Promoção da Igualdade Racial e Gênero da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), e ainda participa do Fórum Nacional das Centrais Sindicais de Promoção da Igualdade Racial; Fórum Contra o Racismo em São Paulo -SP; Bloco Sementes de Marielle; Coletivo Marcha das Mulheres Negras -SP; Fórum Estadual das Mulheres da NCST-SP.

Mesmo, extremamente, envolvida com as causas minoritárias, Cátia ainda desempenha papel importante no Conselho Gestor do Centro de Referência do Trabalhador (Freguesia do Ó) e na Assessoria do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Urbano de São Paulo.

Seu compromisso de vida é sempre estar na luta contra o racismo, machismo, fascismo, genocídio, feminicídio, homofobia, violência doméstica, assédio moral e sexual, todo tipo de preconceito. E nunca desistir da igualdade salarial, igualdade de gênero, igualdade de oportunidades, igualdade de vida pelo bem viver de todos.

Regina Celi Vieira Ferro

Ingressou na Justiça do Trabalho em 1982 como servidora. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e é especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi aprovada no concurso da Magistratura do Trabalho em 1994, titularizou-se em 2002 e, desde 2015, atua como Juíza Convocada no Tribunal. Há aproximadamente oito anos, faz parte do Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região, atualmente atuando como vice-coordenadora do referido subcomitê.

Djalma Scartezini

Psicólogo, pai da Aurora, é comunicador, professor e palestrante, com MBA em Recursos Humanos pela FGV/SP. Conselheiro do Instituto EY e da HandTalk, atua como docente nos MBAs de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Gestores da FGV, professor da FDC – Fundação Dom Cabral em diversidade e cultura, e professor convidado da HSM University, Escola de Comunicação ABERJE e da pós-graduação em Cuidados Paliativos do Hospital Sírio-Libanês.

É CEO da REIS – Rede Empresarial de Inclusão Social, uma rede de empresas focada na empregabilidade e inclusão de pessoas com deficiência, com a chancela da OIT/ONU. Anualmente, representa o Brasil na conferência internacional da OIT em Genebra sobre inclusão da pessoa com deficiência e o futuro do trabalho, contribuindo com sua experiência profissional e vivência como pessoa com deficiência.

Especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão, passou por multinacionais como Walmart, Sodexo, EY e Vivo, onde liderou cases de sucesso em diversidade e inclusão. Criou um dos maiores cases de inclusão de pessoas com deficiência no Brasil, reconhecido como o maior case global de inclusão pela OIT/ONU.

Apresentação cultural:

Luan Richard

Luan cresceu em um ambiente musical, influenciado por seu pai baterista, seu irmão tecladista e sua mãe cantora. Aos oito anos, participou de um festival de música na Biblioteca Braile no Centro Cultural São Paulo, marcando o início de sua carreira. Aos 12 anos, começou a se apresentar em eventos corporativos e gravou seu primeiro CD promocional.

Aos 18 anos, mudou-se para Porto Alegre, onde se apaixonou pela cultura gaúcha e residiu por seis anos. Sua carreira ganhou impulso ao cantar na Esquina Democrática, vendendo mil cópias de seu segundo CD promocional. Participou de eventos para a loja Rainha das Noivas, ganhando reconhecimento local.

Luan produziu um CD em seu Home Studio, alcançando a venda de 3.500 cópias. Aos 23 anos, sua carreira avançou ao ser apresentado no programa MISTURA na RBS-TV e receber apoio do cantor Sandro Coelho, levando a participações em programas de rádio e TV em Porto Alegre.