Participantes

32º Aniversário da Lei de Cotas

24 de julho (segunda-feira)

Abertura

Grupo Ensemble

O Ensemble é uma formação musical de músicos experientes que desenvolvem um repertório de música clássica e de música popular brasileira dos séculos XIX e XX. As apresentações, muitas vezes realizadas em formato de concertos didáticos, são realizadas em diversos espaços como a Sala do Conservatório, Bibliotecas, Centros Culturais, entre outros equipamentos e espaços públicos da cidade de São Paulo.
Atualmente, o grupo é composto pelo violinista Alex Ximenez, pelo flautista Marcos Kiehl, pelo violoncelista Sandro Cássio Francischetti e pelo violista Otávio ‘Teco’ Scoss Nicolai.

Mestres de Cerimônia:

Gabriel Facchini

Gabriel Facchini, 25 anos, tem síndrome de down e é formado em fotografia desde 2019. Atuou como estagiário na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) de 2018 até 2020, e atualmente trabalha como fotógrafo da Secretaria Especial da Comunicação (SECOM) e como mestre de cerimônias em eventos da SMPED.

Marinalva Cruz

Analista de Diversidade e Inclusão na Coca-Cola FEMSA Brasil e Diretora de Relações Governamentais e Empregabilidade na Associação Turma do Jiló.

Foi Secretária Adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo e Coordenadora de Projetos Sociais, responsável pelo Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF), vinculado à Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT).

É coautora do livro “Diversidade e Inclusão e suas dimensões”, membro da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal, líder do Comitê Inclusão do Grupo Mulheres do Brasil e conselheira da Specialisterne Brasil.

Aline Cardoso

Aline Cardoso é Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo desde 2017, liderando mais de 2 milhões de atendimentos a pessoas por meio de programas de qualificação profissional, fomento a empreendedores, apoio a trabalhadores e suporte às vocações econômicas da cidade de São Paulo.

Aline foi vereadora na cidade de São Paulo por quatro anos, trabalhou no Governo do Estado de São Paulo, foi assessora parlamentar na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa, adquirindo ampla experiência na formulação e implementação de políticas públicas. Também atuou como empreendedora, com participação em três empresas, antes de ocupar cargos públicos.

Graduada e pós-graduada em Relações Internacionais pela PUC-SP e Universidade de Strasbourg (França), além de pós-graduação em urbanismo social pelo Insper, atuou no setor por 15 anos estimulando investimentos e exportações. Para aperfeiçoar suas habilidades e competências realizou cursos nas áreas de tecnologia da informação, direito, sustentabilidade e economia em instituições como UNCTAD/ONU e Harvard.

Anna Paula Feminella

Anna Paula Feminella é Especialista em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP (2012) e em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Atuou na coordenação do
Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência na Presidência da República
no período de julho de 2014 a julho de 2016 e Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência da Escola Nacional de Administração Pública – Enap.

É servidora efetiva da Escola Nacional de Administração Pública desde 2010.

Desde janeiro de 2023 é Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Cátia Aparecida Laurindo

Cátia Aparecida Laurindo, paulista de 55 anos, conhecida como Nega Show, é mãe, avó, trabalhadora e sindicalista. Ativista na luta pelas minorias, Cátia está na Secretária Estadual e Nacional de Promoção da Igualdade Racial e Gênero da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), e ainda participa do Fórum Nacional das Centrais Sindicais de Promoção da Igualdade Racial; Fórum Contra o Racismo em São Paulo -SP; Bloco Sementes de Marielle; Coletivo Marcha das Mulheres Negras -SP; Fórum Estadual das Mulheres da NCST-SP.

Mesmo, extremamente, envolvida com as causas minoritárias, Cátia ainda desempenha papel importante no Conselho Gestor do Centro de Referência do Trabalhador (Freguesia do Ó) e na Assessoria do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Urbano de São Paulo.

Seu compromisso de vida é sempre estar na luta contra o racismo, machismo, fascismo, genocídio, feminicídio, homofobia, violência doméstica, assédio moral e sexual, todo tipo de preconceito. E nunca desistir da igualdade salarial, igualdade de gênero, igualdade de oportunidades, igualdade de vida pelo bem viver de todos.

José Carlos do Carmo (Kal)

José Carlos do Carmo (Kal), médico graduado pela Faculdade de Medicina da USP, especialista em Saúde Púlblica e Medicina do Trabalho, mestre pela Faculdade de Saúde Pública da USP, auditor fiscal do trabalho, coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo, coordenador da Câmara Paulista para a Inclusão da Pessoa com Deficiência, autor de livros e artigos sobre Saúde do Trabalhador e sobre a inclusão das pessoas com deficiência.

Letícia Peres Farias

Formada em  Administração de Empresas. Estou diretora de assuntos da Pessoa com deficiência no Sindicato dos Bancários de Piracicaba, vice coordenadora do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Piracicaba, presidente do Conselho Estadual de Assuntos para Pessoa com Deficiência de São Paulo. Coordenadora no Coletivo de trabalhadores e trabalhadoras da CUT SP

.

Marcos da Costa

Secretário de Estado | Advogado, foi presidente da OAB-SP por duas gestões, 2013 a 2015 e 2016 a 2018. Tem reconhecida dedicação às causas públicas e sociais, tendo sido membro do Conselho Institucional da ADD – Associação Desportiva para Deficientes.

Promoveu, dentre outras iniciativas, a criação do ranking de acessibilidade das praias paulistas, atuou na negociação que levou à mudança da corrida São Silvestre para assegurar maior participação e a premiação das pessoas com deficiência e na promoção de diversas campanhas e eventos para dar visibilidade e respeito à causa das pessoas com deficiência.

Integrou a Consultoria Jurídica da FEBRABAN, o Conselho Estratégico da FIESP e o Conselho Superior de Estudos Jurídicos da FECOMÉRCIO SP.

Marcus Alves Mello

Marcus Alves de Mello, Superintendente Regional do Trabalho em São Paulo, desde 29 de março de 2023. Engenheiro mecânico formado pela UNICAMP, com pós-graduação em administração e em engenharia de segurança do trabalho. Auditor Fiscal do Trabalho, desde 2005. Chefe do setor de Fiscalização da Gerência Regional de São Bernardo do Campo/SP, no período de 2022 a 2023.

Marly dos Santos

Marly dos Santos é uma mulher com deficiência e militante da causa da pessoa com deficiência, sendo Presidenta do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo e coordenadora estadual do Coletivo de Trabalhadoras e Trabalhadores da CUT, a qual possui também o cargo de diretora da Associação dos Funcionários do Santander – AFUBESP e diretora do Sindicato Nacional dos Aposentados – SINTAP

Melícia Alves de Carvalho Mesel

Procuradora do Ministério Público do Trabalho

Coordenadora Nacional da Coordenadoria de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho – COORDIGUALDADE/MPT

Formada em Direito pela Faculdade de Direito do Recife – Universidade Federal de PE

Especialista em Ciências Criminais pela Universidade Federal de PE

Realizou Curso de Aperfeiçoamento em Direitos Humanos na Università degli Studi di Roma Tor Vergata, Roma-Itália.

Mônica Rocha Passos

Formada há 17 anos. Pós-graduada em direto previdenciário. Nos últimos 14 anos venho atuando na área de reinserção ao mercado de trabalho de pessoas com longos afastamentos. Há um ano assumi o cargo de Coordenadora da equipe de Reabilitação da equipe de São Paulo, capital.

Paulo Ferle

Paulo Ferle é Consultor de Diversidade e Inclusão de TozziniFreire, pós-graduado em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC-RS. Com uma carreira de mais de 10 anos na área de Recursos Humanos, sempre pôde contribuir significativamente para os programas de inclusão nas corporações por onde passou. Sendo uma pessoa com deficiência e também parte da comunidade LGBTQIAPN+, Paulo traz consigo uma representatividade interessante nas discussões sobre o tema e faz uso do seu espaço para impulsionar outros grupos minorizados

Regina Celi Vieira Ferro

Ingressou na Justiça do Trabalho em 1982 como servidora. Formada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aprovada no concurso da Magistratura do Trabalho em 1994, titularizando-se em 2002 e desde 2015 como Juíza Convocada no Tribunal.  Há aproximadamente sete anos faz parte da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região e hoje como vice-presidente da referida Comissão.

 

Silvia Grecco

Vencedora do Prêmio da FIFA – FIFA FAN AWARDS 2019, considerada a maior torcedora do mundo pela narração dos jogos de futebol para seu filho Nickollas, que é cego e autista, foi Presidente da CPA – Comissão Permanente de Acessibilidade da cidade de São Paulo, Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência de Santo André, Secretária Municipal de Assistência Social de Mauá, e, atualmente, é Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo. Ativista da causa da pessoa com deficiência, contribuiu na elaboração do Projeto de Lei que criou a LBI – Lei Brasileira de Inclusão.

Vanderlei Barbosa dos Santos

Vanderlei Barbosa dos Santos, Superintendente Regional Sudeste I, do INSS em São Paulo, desde 08 de junho de 2022.
Bacharel em Sistemas de Informação e Graduando em Direito, ingressou no INSS em 09/01/2006 como Técnico do Seguro Social, na Agência da Previdência Social de Diadema – ABC Paulista.
De 2009 a 2010 foi chefe de serviço e 2010 a 2017 Gerente da mesma Agência. 2017 a 2022 Gerente Executivo em São Bernardo do Campo e de abril a junho de 2022 como Coordenador de Orçamento, Finanças e Logística da Superintendência Regional Sudeste I, sendo nomeado em 08 de junho de 2022 como Superintendente, posição que ocupa até o momento.

Show:

Leilah Moreno

Leilah Moreno é uma artista completa que usa a versatilidade para atuar como cantora, atriz, apresentadora, mestre de cerimônia, modelo, roteirista, produtora e diretora artística. Atualmente vocalista da Banda Altas Horas da Rede Globo, Leilah junto com toda sua equipe também vem trabalhando em sua renovação artística que após 20 anos de carreira , possui uma bagagem indiscutível com 2 indicações  ao Grammy Latino (Revelação) além de atuar em obras com indicações  aos prêmios Emmy Awards (Série Antônia – Rede Globo) e plataformas de streaming (Pico da Neblina – HBO/ Sintonia – Netflix).

25 de julho (terça-feira)

Mestre de Cerimômia:

Jairo Marques

Jairo Marques, 48, é editor de Vida Pública e colunista de diversidade na Folha de S. Paulo, onde atua desde 1999. É jornalista pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e pós-graduado em Jornalismo Social pela PUC-SP. Escreve sobre cidadania, direitos humanos, inclusão, mobilidade e aspectos da vida da pessoa com deficiência. Também mantém o blog “Assim como Você” e é autor. Seu último livro, Crônicas para um Mundo mais Diverso, foi lançado em 2022. Nasceu em Três Lagoas (MS). É cadeirante desde a infância.

Alexandre Prado Betti

Alexandre, mesmo antes de se formar em psicologia, começou a trabalhar com inclusão como acompanhante terapêutico de pessoas com deficiência e também com pessoas com transtorno mental, no início dos anos 90. Continuou trabalhando como AT depois de formado, até que em 98 conheceu o emprego apoiado. A partir daí tornou-se consultor em emprego apoiado, profissão que exerce até hoje.

Em 2008 criou a REA rede de emprego apoiado com o objetivo de reunir profissionais, usuários e instituições para fortalecer e disseminar a metodologia.

Desde o início dos anos 2000 tem se dedicado a dar palestras e cursos de formação para novos consultores em emprego apoiado.

Em 2011 escreveu o livro “Emprego Apoiado” considerado o primeiro livro brasileiro específico sobre o assunto.

Em 2014 participou da criação da Anea fazendo parte da primeira diretoria, onde atualmente faz parte do conselho consultivo da associação.

Alvaro Furtado

Presidente do Sincovaga SP desde 2010, Coordenador da CNC (Câmara Brasileira do Comércio do Gêneros Alimentícios), Diretor da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Estado de São Paulo, Conselheiro do SESC SP. 

André Ancelmo Araújo

André Ancelmo Araújo  Conselheiro de saúde, formado em gestão pública, secretário executivo do PSB inclusão.

Anna Paula Feminella

Anna Paula Feminella é Especialista em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP (2012) e em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Atuou na coordenação do
Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência na Presidência da República
no período de julho de 2014 a julho de 2016 e Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência da Escola Nacional de Administração Pública – Enap.

É servidora efetiva da Escola Nacional de Administração Pública desde 2010.

Desde janeiro de 2023 é Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

José Carlos do Carmo (Kal)

José Carlos do Carmo (Kal), médico graduado pela Faculdade de Medicina da USP, especialista em Saúde Púlblica e Medicina do Trabalho, mestre pela Faculdade de Saúde Pública da USP, auditor fiscal do trabalho, coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo, coordenador da Câmara Paulista para a Inclusão da Pessoa com Deficiência, autor de livros e artigos sobre Saúde do Trabalhador e sobre a inclusão das pessoas com deficiência.

Luciana Trindade

Luciana Trindade ativista pelos direitos humanos, formada em comunicação social com especialização em Direitos das Pessoas com Deficiência pela PUC RIO, Curso de extensão em Serviço Social e Acessibilidade arquitetônica.

Secretaria Nacional da Secretaria de Defesa dos interesses das pessoas com deficiência/PSB Inclusão do Partido Socialista Brasileiro/PSB40.

Presidente Nacional do Grupo DMC BRASIL. Co-autora do Projeto de Lei + Mulheres na Política – Ministério Público de São Paulo.. Consultora de Diversidade, inclusão e acessibilidade da Innovare Inclusiva. Conselho da Pessoa com Deficiência Gestão 2017/2019. Conselho de Trânsito e Transporte – gestão 2017/2019. Conselho de Trânsito e Transporte – gestão 2019/2022. Comissão de patologias e doenças raras do Conselho de municipal de saúde da cidade de São Paulo. Consultora de Inclusão e Diversidade do Instituto Biomob. Membra do Coletivo Feminista Vote Nelas. Membra da Coordenação da Associação Paulista de Distrofia Muscular APDM. Membra do Coletivo Feminista de Mulheres com Deficiência Helen Keller. Membra e coordenadora da Frente Nacional de Mulheres com Deficiência

Marta Gil

Socióloga, Fundadora e Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas; atua na Produção, Comunicação e Disseminação de informações sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação, Trabalho e Acessibilidade desde 1990; palestrante em eventos nacionais e internacionais, produtora de conteúdo; empreendedora social reconhecida pela Ashoka Empreendedores Sociais; tem livros e artigos publicados.

Yvy Abbade

Especialista em administração estratégica de pessoas (Faculdades BAGOZZI), Gestão de Terceiro Setor e Sustentabilidade Empresarial (ISAE/FGV), Educação Inclusiva (SOCIESC), graduada em Serviço Social pela PUC-PR, é Vice-presidente e Diretora das Unidades de Inclusão da Universidade Livre para a Eficiência Humana – Unilehu há 17 anos, Presidente da Associação Mundo para todo Mundo, Presidente da Associação Nacional de Emprego Apoiado, consultora de Emprego Apoiado, atua como professora universitária, consultora especialista em DEI (diversidade, equidade e inclusão), ESG, responsabilidade social, sustentabilidade empresarial, educação inclusiva, captação de recursos, há mais de 25 anos.

Roger Sassaki

Bacharel em fotografia pelo SENAC-SP e Mestre em Poéticas Visuais pela ECA-USP. Fotógrafo e educador, pesquisa e dá aulas em seu ateliê em São Paulo e em instituições culturais da cidade.

 

Show:

Yzalú

Yzalú é cantora, compositora, intérprete oriunda de São Paulo. Com mais de dez anos de carreira, se destacou ao unir o violão ao rap e inovou no cenário independente ao apresentar o seu primeiro álbum intitulado “Minha Bossa é Treta”. Lançado em 2016, ousou ao experimentar misturando ritmos urbanos do rap, passando pelo Samba Jazz, Afrobeat e MPB. Seu álbum foi considerado um dos melhores do ano por sites especializados, ganhando alguns prêmios. Yzalú é uma notória artista no Brasil, com uma inegável qualidade musical. Compõe uma deficiência física, que ao lado de outros artistas desta geração revela a existência de pessoas diversas, plurais em sua particularidade, rompe com os paradigmas sócioculturais promovendo também transformação social. Particularmente se destaca ainda por possuir um trabalho genuíno, consistente e original. Realizou parcerias, o seu último foi o lançamento do EP “Quântica” uma parceria inédita com a cantora Shirley Casa Verde, e atualmente vem se preparando para o seu novo projeto.