Homenagens

34º Aniversário da Lei de Cotas

24 de julho (quinta-feira)

Ariani Queiroz Sá

Formada em Ciências Contábeis (1996) e Serviço Social (2016), 

Presidente do Conselho Municipal de Bauru nas gestões 2013-2015 e 2019-2021, Conselheira Estadual do CEAPCD 2016-2018, Vice-presidente 2021-2023 e atual presidente do CEAPCD de 2025 a 2027.

Mulher de pele clara, cabelos lisos e avermelhados, usa óculos de armação azul e está sorrindo. Veste uma blusa roxa com estampa de âncoras brancas e pequenos corações vermelhos.

Pamella Scafura

Pamella Scafura, 41 anos Mulher com deficiência desde 2015, militante na causa desde 2016, Graduando em Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional Tecnológica pelo IFSP, atualmente Presidente do Conselho Municipal de Pessoa com Deficiência no Município de São Paulo na gestão 2024/2026 e Conselheira Municipal de Saúde, segmento usuário Pessoa com Deficiência. 

Djalma Scartezini

Psicólogo, pai da Aurora, é comunicador, professor e palestrante, com MBA em Recursos Humanos pela FGV/SP. Conselheiro do Instituto EY e da HandTalk, atua como docente nos MBAs de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Gestores da FGV, professor da FDC – Fundação Dom Cabral em diversidade e cultura, e professor convidado da HSM University, Escola de Comunicação ABERJE e da pós-graduação em Cuidados Paliativos do Hospital Sírio-Libanês.

É CEO da REIS – Rede Empresarial de Inclusão Social, uma rede de empresas focada na empregabilidade e inclusão de pessoas com deficiência, com a chancela da OIT/ONU. Anualmente, representa o Brasil na conferência internacional da OIT em Genebra sobre inclusão da pessoa com deficiência e o futuro do trabalho, contribuindo com sua experiência profissional e vivência como pessoa com deficiência.

Especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão, passou por multinacionais como Walmart, Sodexo, EY e Vivo, onde liderou cases de sucesso em diversidade e inclusão. Criou um dos maiores cases de inclusão de pessoas com deficiência no Brasil, reconhecido como o maior case global de inclusão pela OIT/ONU.

Homem de pele clara, cabelos curtos e grisalhos, calvo no topo da cabeça. Usa óculos de grau com armação fina e tem barba e bigode bem aparados, também grisalhos. Veste camisa social azul.

Gilberto Almazan (Ratinho)

Com uma sólida trajetória dedicada à defesa dos direitos dos trabalhadores e à construção de um mercado de trabalho mais justo e equitativo, se destacando por sua atuação em prol da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
 
Atualmente, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Secretário de Políticas de Emprego e Qualificação Profissional da Força Sindical, e é Conselheiro do Conselho Nacional do SESI, desde outubro de 2024.
Homem de pele clara e cabelos curtos, grisalhos. Está sem barba ou bigode. Veste camisa azul.

Carlos Aparício Clemente

Coordenador do Espaço da Cidadania, uma ação social voltada para a inclusão de pessoas com deficiência no trabalho, através do enfrentamento de mitos e preconceitos, estimulando o trabalho decente para todos, utiliza o conhecimento adquirido na ação sindical para impulsionar o diálogo com os atores do mundo do trabalho para abrir portas para o trabalho decente para as pessoas com deficiência. Com 24 anos de atuação, o Espaço da Cidadania nasceu com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e hoje conta com vários parceiros que abraçam esta causa.

Mulher branca com cabelos loiros e ondulados, na altura dos ombros. Ela sorri e olha para a câmera. Está vestida com uma blusa preta e acessórios dourados: brincos longos, anel, e colar. Sua mão esquerda está próxima ao queixo.

Regina Celi Vieira Ferro

Ingressou na Justiça do Trabalho em 1982 como servidora.  Formada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aprovada no concurso da Magistratura do Trabalho em 1994, titularizando-se em 2002, atuou como Juíza Convocada no Tribunal e foi recentemente promovida a Desembargadora.  Há aproximadamente nove anos faz parte da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região e hoje como vice-presidente da referida Comissão.

Homem de pele clara, rosto arredondado e barba curta no queixo. Usa óculos redondos de armação escura e tem cabelos castanhos ondulados, com mechas grisalhas nas laterais. Veste camisa social branca.

Luiz Carlos Lopes (In Memoriam)

Jornalista, ativista pelos direitos da pessoa com deficiência e servidor público comprometido. Atuou como Secretário Adjunto e Coordenador de Programas da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcD), além de exercer a função de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de São Paulo.

Luiz Carlos deixa um forte legado no planejamento, discussão e defesa de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, com destaque para seu engajamento na promoção da inclusão profissional e na defesa da Lei de Cotas. Contribuiu de forma significativa nos eventos e ações da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho com sua experiência, escuta atenta e articulação qualificada.

Sua trajetória foi marcada pelo compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a justiça social. Sua ausência é profundamente sentida, mas sua memória permanece como inspiração para quem segue na luta por uma sociedade mais justa e acessível para todas as pessoas.

Logotipo com o texto “#Lei de Cotas 34 anos” em azul e verde, seguido da frase “Trabalho: um direito de todas as pessoas”.